Thursday, August 05, 2004

Da solidão à solitude....

Aqui mando mais um texto...já foi té publicado e aqui coloco na web.

Abraços bem fortes, do metido à escrever,

F.B.
"...se converte ao Senhor, então ó véu é-lhe retirado". (II Coríntios 3:16b)
Na medida que vamos trilhando na caminhada cristã, vemos que carregamos muitos véus, não no sentido de uma profunda busca de santidade e reverência, mas um véu que mascara, que esconde as doenças, dúvidas e as sombras do coração.Os "véus" se manifestam de diversas formas. Um deles é o ativismo. Porém, vemos que o ativismo não é outra coisa senão a máscara que cobre o vazio relacional com Deus, com o outro e consigo mesmo, somado o vazio espiritual. Como traduz Oswald Chambers, "Difamamos a Deus com nosso ímpeto de trabalhar sem conhecê-lo realmente."
Muitas vezes nos deparamos com mil atividades, outros mil e um eventos, mas o centro motor de nossa vida com Deus é um fiasco.
Não sabemos nos relacionar com o nosso Redentor.
Não percebemos ou discernirmos a voz do Espírito.
Não sabemos nos deleitar em Deus.
E por outro lado, há os que "banalizam a Graça" de Deus. Sem temor, pecam, já "sabendo" que Deus vai perdoá-los, e muitas vezes pecam de modo consciente, sofrem a consequência de seus atos e diante disso, lançam a culpa em Deus ou nos irmãos e até sobra no pastor ou no padre. Vemos que deste lado, há a mesma alienação em relação à Deus, nosso Criador.
Precisamos dar ouvidos ao silêncio.
É partindo daí que Deus começa a sussurar aos nossos ouvidos e na nossa alma.Só que, dar ouvidos ao silêncio chega a ser uma tarefa, muito, mas muito árdua. Pois, descobrimos, que na verdade temos medo do silêncio. Pois nele, ouvimos os gritos, lamúrias e temos consciência dos verdadeiros anseios de nossa alma.
Notamos, quando temos consciência de nós mesmos, na solidão, o nosso coração é:
"inquieto, anelante e enfermo,
como um pássaro na gaiola
lutando por conseguir respirar como se mãos
estivessem comprimindo a minha garganta,
anelando por cores, por flores, pelas vozes das aves,
sedento por palavras bondosas, de urbanidade,
tremendo de ira ante os despotismos e
a humilhação mesquinha,
fremente na expectativa de grandes eventos,
tremendo imponentemente por amigos a uma distancia infinita,
fatigado e vazio na oração, no pensamento,
na realização,desfalecido e pronto a dizer adeus a tudo?"

(Um trecho do poema "Quem sou eu?" de Dietrich Bonhoeffer, teólogo luterano alemão)
Aqui está traduzido o estado de um coração inquieto e latejante, como o nosso.
Se é que os anseios íntimos conseguem ser traduzidos em palavras...
Precisamos aprender o exercício da solitude, do silêncio e rogar ao Senhor com nossas preces e orações, em profunda contrição, não apenas que aquiete os nossos corações, mas que Nele tenhamos as verdadeiras respostas para os anseios mais profundos do inquieto coração humano. É encontrar Deus como dito em Isaías 57:15, "Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espirito", é o momento de voltar-nos para nós mesmos, saber que somos pó, templos destruídos, mas ainda não sabemos o porquê, mas Deus resolveu habitar dentro da gente, nesses templos que estão sendo restítuídos.
Assim como dizia Madre Teresa de Ávila:
Aquieta-te em solitude e encontrarás o Senhor em ti mesmo.
Que em nossa solitude, possamos sair do ativismo desenfreado e sem sentido. Pode ser uma meia horinha diária em casa, ou um breve momento no trabalho, ou um momento de recreação em algum parque,tenha seu momento de solitude com o Pai. Partindo daí, só agimos quando Ele indicar.
Carecemos que ele retire os "véus" de nossos corações, que são tantos, como ansiedade, medos, indiferenças familiares e angústias, para termos uma maior percepção de nós mesmos e de nosso Criador.
Convém lembrar que Ele resolveu habitar em nosso coração. E na medida que caminhamos com Deus, na nossa conversão, num contínuo revisionamento interior através da nossa oração, Ele vai descobrindo os véus, em rumo à libertação.Pois, "o Senhor é o Espírito, onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade" . (2 Coríntios 3:17)
Que Deus nos liberte de sermos "religiosos hipócritas" ou de "(in)felizes mundanos" e que descubramos que a verdadeira liberdade reside na obediência amorosa ao Pai.
Oração:Deus Amado, ajuda-nos a manter o equilíbrio com o Senhor. Que não nos omitamos quando o Senhor nos manda a agir em algum momento, ou evita que "chutemos o bale" quando o Senhor está mudo. Mas, que na medida que os véus forem sendo retirados, que possamos mais vislumbrar a glória do Senhor. Ajuda-nos a conseguir a quietude interior, buscar no silêncio a Serena Voz que vem de Ti. Que possamos ser um com o Senhor, assim como Jesus é contigo, nosso Pai. Queremos te conhecer...em nome de Jesus, Amém.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home