Saturday, March 06, 2010

Oração. Uma inquieta oração.

.

Um pedaço do meu diário. dia 26.01.2010.

.



.

"E quando orardes não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de fazer oração pondo-se de pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa.

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, oraa teu Pai que está lá, no segredo: e teu Pai que vê no segredo, te recompensará.

Nas vossas orações não useis de vãs repetições, como os gentios, porque imaginavam pelo palavreado excessivo que serão ouvidos.

Não sejais como eles, porque vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes."

(Mateus 6: 5 à 8)


.

Abba,

Orar não é fácil. Quando "entro no meu quarto" e "fecho a porta"...procuro observar o movimenti íntimo do meu coração, das minhas orações, dos desejos...mais uma vez percebo como ando bagunçado, com a alma gritante e uma mente que se perde nas frases, nas palavras...

(Me lembro de Hamlet...palavras, palavras e palavras...)

Amado, essa "capelinha", esse frágil corpo é Teu. Enquanto não consigo balbuciar uma palavra coerente, verdadeira e nada confusa à Ti, Verbo Encarnado, minha "oração" é esse ser confuso, um íntimo rebelde e essa mente bagunçada.

Também não consigo me apegar ao silêncio, a quietude...Grande Silêncio. Envolva-me com o teu manto e que pela palavra ou pelo silêncio, todo o meu ser seja dirigido à Ti.

Tira da minha boca todo palavreado excessivo, toda verborragia inválida...esvazia-me de mim mesmo, ponha o Teu sangue nas minhas veias.

Traga-me em mim um espírito mais intercessor, que a oração não fique voltada somente para o meu umbigo.

Oro, para que eu conheça,

me surpreenda

e ame com toda intensidade...

...o Pai,

O Filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso,

e ao Santo Espírito que habita em meu peito. Santo Espírito, o Deus "tímido".

Amém.

.

2 Comments:

Blogger luciana seloy said...

Deus é bonito quando visto de perto. A glória ofusca a revelação. O trono, a exaltação, o brilho das representações velam sua verdadeira beleza. Ele é bonito no avesso de sua divindade, quando entra na cozinha da minha casa, aconchega-se aos pés do meu fogão à lenha e reclama das dores nas pernas.
Os olhos na direção das chamas, os dedos coçando a barda por fazer, o cansaço no fim do dia, e expressão preocupada de quem carrega o peso de guiar os destinos do mundo, tudo anunciando o cansaço de sua carne humana e os desatinos que nascem de sua solidão de amigos. Nele há uma orfandade incurável, uma tristeza bonita de quem sabe os limites que possui. O limite maior, o de não ter um colo em que possa deitar a cabeça. Um olhar de menino que sofre de saudade do pai, da mãe, dos irmãos. Um olhar que reconhece que não tem ninguém a quem dirigir um pedido de socorro, já que não tem ninguém acima de sua condição! Ninguém é Deus de Deus. É por isso que ele se recolhe na solidão de minha cozinha.
Lá, no silêncio de minhas panelas e labaredas, lá onde a vida é mulher e ele pode descansar do duro encargo de pôr ordem nas realidades criadas. Ali ele não sofre exigências, nem recebe elogios desconcertantes. Ele já me confidenciou que os elogios o deixam muito envergonhado. Disse também que não gosta de flores de plástico e fitas de cetim estendidas no altar. Ri, porque acha que fica feio.
Esse é o meu jeito de adorá-lo. Não há alarde na minha crença. Eu creio é na sua fraqueza, fruto de sua capacidade de amar. Ele bem sabe o peso de ser humano. Amar é o mesmo que ser fraco. Eu penso assim, mas ele não.
Adoro-o assim, retirando-lhe o manto de glória e oferecendo-lhe chinelos para os pés. Oferecendo-lhe lençóis limpos, na cama de sua preferência. Essa adoração o agrada.
Deixá-lo a sós, sem rezas, sem pedidos, sem clamores e sem elogios. Deixá-lo descansar de ser o que é. Cuidar dele e, ainda que por um instante. Ser a mãe que lhe é ausente.

8:58 AM  
Anonymous Noticias de Miramar said...

Hi there, I found your site via Google while looking for a related topic, your website came up, it looks great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

12:06 PM  

Post a Comment

<< Home