Thursday, December 13, 2007

Teatro Cristão ou Teatro para o Cristo?

.

Queridos, quando convidado à dar uma opnião sobre Teatro Cristão, tentei aqui esboçar algumas idéias....

qualquer dúvida a "discussão" tá acontecendo aqui....
Abraço bem forte,
B

.
Paz & Bem!

.
Amados, Desalmados, Conhecidos e Desconhecidos...

Andei "espiando" alguns tópicos e as opniões desse fórum - e de outros tópicos dessa comunidade também - e fico feliz em ver que há um "borbulhar", uma "fibrilação", uma "inquietação".....e isso é bonito demais!

Embora as nossas óticas sobre o "teatro cristão" mostram diferentes olhares e distintas percepções...

E assim, - não faço "teatro cristão", porque me lembra institucionalização do Cristo - e sim, faço toda arte para Aquele que é o Amado do meu Corpo - caído e redimido - e da minha - pobre - Alma...habitat da Trindade.

...digo isso, pois imagino uma situação: Imagine você apresentando o seu namorado(a) e aí, exemplificando e ilustrando uma situação, penso: "O que você é dele(a)?"

Por acaso, se o nome da sua namorada for Débora, vocÊ vai dizer: - Eu sou Deboriano! - ou dizer, - sou namorado da Débora! E assim, inverta a situação no caso do namorado ser homem...
...porquê digo isso? Que toda a minha arte é feita para Alguém e é para o Cristo, para o Cordeiro que foi Imolado antes do primeiro átomo, antes da fundação do Universo e até antes de Dionísio...e o teatro cristão hoje é "colado" com o evangeliquês, com os hábitos encouraçados em nossos corpos, onde as danças são todas "metrificadas" e não uma libertação gradativa dos movimentos do nosso corpo, aumentando assim, nosso repertório de movimentos, de nossa consciência pessoal e do Templo onde Ele resolveu habitar...que é nosso desconhecido corpo.

...partindo daí, o meu respirar, meu gesto cênico, música, escultura é feita para um "Quem", para um "Alguém", seja qual for o lugar, pois eu/nós que somos o Templo Vivo - e não sei porque ele resolveu habitar por aqui - pois, nós com os nossos vícios, pecados e alienações o maltratamos mais que o conforto da manjedoura - lugar onde os bovinos comem - mas isso é assunto natalino e não teatro...

...bom, partindo daí, eu sei que o Espírito d'Ele sopra e sopra em qualquer lugar. Pra mim, o que torna mais denso é o Peso Institucional que as "igrejas" procuram fazer sobre o "teatro cristão"...

...como um "braço" de um ministério ou então usado para o aniversário da igreja, ou...como instrumento de evangelização...eu estava lendo um texto chamado "História Mundial do Teatro" da Margot Berthold (Editora Perspectiva) ...e o instrumento pra "evangelização" através do teatro é bem antiga, na Idade Média, os Jesuítas - no caso, antes da Reforma Luterana - usavam - MUITO BEM - do teatro pra ilustrar as narrações e ilustrações bíblicas para os povos que eles iam sendo comissionados para as missões...e eles, além de estudar a filosofia, a teologia, técnicas de sobrevivência na Selva...eles estudavam teatro! ESTUDAVAM TEATRO! Fora os dramaturgos que viviam alfinetando a "igreja"...

...mas...

...parece que assim ficou na "(in)consciência coletiva" do uso do teatro apenas para o "evangelismo".

Perdoem-me, mas pra mim é uma visão muito, muito reduzida.

Quando penso em Arte, lembro-me de Caim e Abel, onde Caim, com todo o esforço do seu trabalho, entregou as primícias da sua lavoura - as frutas e os cereais mais bonitos - e as entregou - como barganha - ao Deus de seus pais, Adão e Eva.Já, Abel...imolou um dos seus cordeiros e ofereceu à Aquele à quem amava, mesmo pouco o conhecendo. Um Cordeiro Imolado, totalmente anti-estético, feio...é uma prova que não há nada que mais possamos fazer, de compor, de esculpir ou escrever...que se compare ao Sumo Bem, ao Supremo Belo, que é "Aquele que É". Aquele que não tem predicado, imcomparável...porém, manifestado no Verbo Encarnado, Jesus Cristo, um baita contador de histórias...É pra Ele - dentro ou fora da igreja - que procuro inclinar meu coração e oferecer os meus horrores e minha linguagem artística ao Bem Supremo...

É para Ele que estudo, preparo o meu corpo para que esse templo seja mais e mais esvaziado para que o Espírito sopre, livre, conforme Ele deseja.

É para Ele que - fugindo dos ambientes insitucionais - procuro, com meus acertos e erros ser "o menor entre os menores" quando encontro meus outros companheiros de profissão - no caso, a dramaturgia e o ato cênico - e assim, ser a presença - mesmo que oculta - de Cristo na vida deles...pois se vocês perceberem e andarem pelos circos, no meio dos ciganos...

...Cristo está lá, usando desconhecidos, pessoas sem "igreja", mas que sempre - antes e depois de suas apresentações - oram ao Deus Amado, pela oportunidade e o prazer de trabalhar e oferecer - sem barganhas - um terno agradecimento ao Amado.
Deus continua operando, com ou sem os "crentes".
Amém por isso.
.
Bom, eu sou um eterno estudante de dramaturgia meia boca - pergunta pro moderador dessa comunidade! - que amo demais!!! - e um ator meia boca pra teatro. Eu quero colocar minha identidade como dramaturgo, mas sempre - por causa de uns eventos que aparecem - tenho que ir "pra cena"....
....estudei num lugar muito jóia, na ELT (Escola Livre de Teatro) aqui em Santo André...como ator, tive mestres como Edgar Castro (Da Cia. Livre), Antônio Rogério Toscano (prof. na EAD na USP), Luis Damasceno (prof. da EAD na USP), Verônica Nóbilli, Georgette Fadel e como dramaturgo tive aulas com Luis Alberto de Abreu....que foi o meu maior "encontro" em questão de humanidade e de olhar para o ser humano.

Hoje estudo filosofia - mais pra formação humana e descobri uma outra paixão - a Idade Média - e trabalho com design gráfico e em eventos com música, circo e teatro. E futuramente, vamos ver, talvez haja uma surpresa....

Bom, aqui vai uma apimentada.

Beijão ao som de "Bastidores" de Cauby Peixoto.

B. da Trindade.

.

1 Comments:

Anonymous Saber mas said...

hello there. I merely placed this unique writing a blog websites and even I need to are convinced that this valuable is a superb post. Thx just for this unique exceptional information and facts.

12:14 PM  

Post a Comment

<< Home