Thursday, October 05, 2006

Vazio, Nada & Idéias Perdidas....


.

Vazio, Nada & Idéias Perdidas....
(Bruno de Assis)
.
Uma breve reflexão numa tarde de Quinta Feira,

Abraços,

B!
.
.
.
"Será como o faminto que sonha que está a comer, mas, acordando, sente a alma vazia;
ou como o sequioso queestá a beber, ainda desfalecido se acha, e sua alma com sede."
(Profeta Isaías)

Vazio. Seres Vazios. Somos assim.

Somos de uma geração que foge do Vazio. Somos de uma geração que foge do desconforto. Somos de uma geração que dentro do reduto religioso, afirma, "Se você sente um Vazio, aceite a Jesus no seu coração, que Deus preencherá esse Vazio."
.
Pausa pra algo mais pessoal.
Não somente aceitei, muito além disso, tenho um Eterno Caso de Amor com a Trindade.
O tempo passou. Parece que a "equação" tornou-se obsoleta. Antiquada. Incompactuada.
Do nada, o Vazio retornou. Intenso. Abismal. Buraco-Negro na Alma.
.
Os mais conservadores e fundamentalistas alegam que, se estamos assim, expressam: "estás desviado dos caminhos do Senhor". Outros, expoem através do olhar o não-saber - logo, o vazio - de lidar com a situação. Mandaram procurar um psícólogo ou conversar com o pastor, padre ou amigo íntimo.

Creio que quando há a dádiva do encontro consciente com Deus, (pois muitos tem o encontro, só ainda não caiu a ficha!), percebemos que há um teor mais profundo do Vazio Existencial que é preenchido. Essa consciência de um Deus abraça, aninha, acolhe, aconselha e preenche um ambiente bem profundo da nossa alma, há um teor tranquilizador. Isso é verdade e perceptível quando essa Graça é encarnada no cotidiano.

Mas, nós, seres humanos, somos esse Universo-em-si-mesmo, que nas milhares constelações distribuídas nas galáxias do nosso espírito, distribuem-se também zilhares de buracos-negros nas regiões inconfessas da nossa alma. Regiões que há porções do Vazio. Vazio de Amor, de conhecimento, de amizades...Vazio tão grande que até a Luz é desviada pra esse ambiente tão obscurecido.

O Vazio não é um mal-em-si. Creio que ela é parte do gênero humano, como salienta Simone Weil, "Aceitar uma Vazio em si mesmo é sobrenatural. Onde encontrar a energia para uma ato sem contrapartida? A energia deve vir de outra parte. Porém, é preciso
primeiro um rompimento, algo de desesperado, é preciso que um vazio se produza. Vazio: Noite Escura."

Diante do Vazio, do Nada, posso ter duas direções;

A primeira - que é a mais frequente - é a de preencher o Vazio de forma superficial, Projetando o ser numa falsa imagem ou inflacionar o Ego pra não mostrar as securas da nossa alma. Ou mesmo entrar num processo ultra-egocêntrico, tornando todas as coisas e pessoas num fim-em-si-mesmo. Como as "ficadas", onde o companheiro é um objeto, fruto dos meus desejos egoístas e não alguém em que me preocupo e partilho conversas, brigas e até o prazer. Há outros que diante do mal-estar que o Vazio provoca em muitos momentos, emulam esse estado de espírito em suas relações...

A Segunda, que segue-se numa linha muito tênue, podemos buscar unidade diante do Vazio. É encontro com a nossa humanidade através da oração, do silêncio e da Solitude. É partilhar o Amor no e com o Outro, numa troca saudável, sem "roubar" ou "sugar" - seja o físico e a energia - do outro. É a bondade, que não se transmuta em ação que aguarda um futuro retorno. É domínio próprio, procurando não transmitir o germe da maldade e da auto-destruição que macula as nossas ações e escolhas.
.
Essa é uma breve reflexão.
Paz & Bem!
B!
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home