Sunday, August 21, 2005

Um antigo devocional.....

"Assim como a água relflete o rosto, o coração reflete quem somos nós."

"Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem."

"O rosto se reflete na água, e o homem reflete em sua consciência."

...são três versões de Provérbios 27:19.

Muitas vezes quando alguém pregunta o - porquê dessa cara feia? - ou, - Tá triste? - nós nos pegamos de surpresa, pois não imaginávamos que nossa face refletia o nosso estado íntimo. Com a atenção do outro, conseguimos perceber o que acontece no nosso espírito. Os sentimentos aparecem nas diversas formas de tristeza, angústia, alegria, saudades, culpa, ressentimento...e outra gama de sensibilidades que carregamos em nosso interior.


Descobrimos que com a nossa conversão, quando caminhamos "de volta pra casa do Pai", nós nos deparamos em muitas situações não muito "gloriosas", ou "cheias de bençãos". Literalmente, Des-Cobrimos (tiramos a coberta...) de muitos sentimentos hostis que estão aninhados e enraizados na nossa subjetividade. Elas se manifestam de muitas formas, como ressentimento com um familiar, a falta de perdão com o cônjuge, os sentimentos de culpa que minam em nosso espírito e explodem em angústias, insônias e problemas nos ossos. Outrora, não é culpa, mas uma sombra que carregamos, o nosso velho homem, que ressurge avassaladoramente e se manifesta na forma de uma tímida crueldade através de um enrustido preconceito, desejos, que se vermos bem, não são desejos...são perversões.


Outrora, uma armadilha que armamos com o - colega (???) - da empresa...a infidelidade que temos com o cônjuge, com a família e consigo mesmo.


O Evangelho é radical quando vemos que Deus trouxe o Espírito Santo para questionar o nosso espírito. O Consolador e Ajudador é aquele que na regeneração do nosso pensamento (metanóia), faz-nos refletir o que somos - não numa mente culpada e sôfrega, isso é nossa consciência - mas sim, filhos de Deus. Temos consciência de nossos erros, omissões e faltas, porém, Deus não tira de nós a dignidade e nos limpa de todo peso pecaminoso através do sangue derramado na Cruz. Temos a chance de mudar de lado, de arrancar, lançar ao Alto o nosso "karma existencial" e buscar novos horizontes, ao lado Dele. Deus é o único Ser que é capaz de mudar a nossa compulsão íntima pelo pecado. Deus, deseja através do Espírito Santo formar o Filho de Deus em nós e ainda fazer dos nossos corpos, Habitat Dele.


Ainda me questiono porquê Ele não vai habitar na árvore, na roseira...


Oração: "...que o meu coração não reflita as petições de uma criança mimada, mas um coração que conhece a Ti. Não quero pedir, perdir, pedir...quero expor o que acontece dentro de mim, como um amigo diz ao Melhor Amigo. Ou então, falar de juras de amor, carinho, palavras benignas...ao Amado. Mude o meu coração caído, a minha consciência que se encontra tão distorcida, cauterizada pelo pecado, outrora pervertida. Dá me um coração igual ao Teu. Essa é a parte mais difícil......mas que, antes de um anseio íntimo em relação à minha pessoa, que eu conheça ao Senhor e eu siga os seus passos.

Amém!

1 Comments:

Blogger Gustavo Nagel said...

Antes de qualquer coisa, que Deus ouça tua oração.

Cedo ou tarde o nosso interior é revelado. Não raro tentamos camuflar os maus pensamentos, mas podemos estar certo que eles serão revelados em breve. Mais fácil é ignorar que propor mudança...

Que Deus vá em teu auxilio e tal...ao meu também...

Abração!

8:06 AM  

Post a Comment

<< Home