Thursday, August 26, 2004

Idas ao Mosteiro - 3ª parte....

Aqui coloco mais uma impressão quando, ano passado, fui ao mosteiro....
....aliás, sempre vou. Lá encontro o que o Mundo não oferece. O Silêncio. Silêncio e Presença. A Presença de Deus, o Amado da minha - espero que nossa - Alma.

....logo que eu escrever sobre isso, vou tentar meditar em outros lances, dentre els, música, teatro, literatura....

Abraços,
Em Cristo, Por Cristo e Com Cristo,

F.B.
Sonho muito.

Acordo. É cedo, oito horas da manhã. Bom dias, breves cumprimentos, banhos e um leve teor de mau-humor (mesmo acordando cedo no mosteiro é um programa que não sou muito fã de fazer...), descemos para um delicioso café feito pelas monjas. Terminado o café, fomos para um local que é usado para palestras. O Pr. Ronaldo, em sua simplicidade, acompanhado de um violão tocou e vez a congregação acompanhar com uns cânticos de louvor. Foi bom. Não, foi mais que demais de bom. Foi simples.

Começou a segunda parte de um curso chamado "Imagens distorcidas de Deus". É um curso que procura "melhorar" a ótica que temos de Deus. Pois, na nossa história pessoal, carregamos muito dos nossos pais e aí transferimos essa imagem em Deus. O que não é verdade.

Essa palestra também esboçou alguns ídolos que estamos construindo em nossa existência, já que os da "Reforma" tanto criticam e atacam os "Antes da Reforma" devido aos seus "ídolos", como a Virgem Maria, São Francisco, Santo Antônio...mas nós não percebemos que formamos em nosso íntimo que carregamos alguns "ídolos" chamado "São Sucesso", "São Trabalho", São Ativismo", "Santo Trabalho" e que no excesso desses "ícones" afetam de forma absurda a nossa vida espiritual.

Na mesa encontrava-se Pr. Ronaldo Perini, Pr. David Alencar, Pr. Edvaldo e o Pr. Waldney...e tiravam dúvidas...

Pessoalmente o que Deus me chamou a atenção foi a questão do "São Hedonismo". É essa busca de prazer. E muitas vezes, quando vou orar...busco não porquê Deus é Deus e quero me relacionar com Ele. Muitas vezes O buscava (e o busco ainda...) atrás do bem-estar. Bsucava-O pela mística do momento. E não era bem-estar com e nEle. Era bem-estar pelo bem estar. E ainda, não aceitar que mesmo em meu mal-estar, Deus está de bem comigo.

Deus me ama e me cuida mesmo eu mal-estando...

...e a minha luta pra ser vencida precisa da ajuda do outro e do Outro. É Deus, através de um tutor espiritual para me ajudar a vencer esses meus ídolos íntimos.

Eles são os mais difíceis de quebrar.

...depois de um tempo, nos silenciamos e buscamos ouví-Lo. Não O ouvi. Tive imagens, muitas imagens na tela da minha consciência.

Levantei e fui, com o amigo, para um canto reservado e tentar expor o que carregava no íntimo. De verdade e em verdade, sem máscaras, roteiros e maquiagens...
(Continua...)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home