Wednesday, September 01, 2004

Um fragmento do passado....devocional...

Amigos, Inimigos, Amados, Desalmados,
Sumidos, Assumidos, Engraçados e Desgraçados...

....cá mando um velho devocional, de anos atrás, escrito com sangue e silêncio, que creio que vai ser de mais valia pra vocês...

...abraços de urso, daqueles bem fortes, franternos,

F.B.
Devocional...
"Assim como a água relflete o rosto, o coração reflete quem somos nós."
"Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem."
"O rosto se reflete na água, e o homem reflete em sua consciência."
...são três versões de Provérbios 27:19.
Muitas vezes quando alguém pregunta o - porquê dessa cara feia? - ou, - Tá triste? - nós nos pegamos de surpresa, pois não imaginávamos que nossa face refletia o nosso estado íntimo. Com a atenção do outro, conseguimos perceber o que acontece no nosso espírito. Os sentimentos aparecem nas diversas formas de tristeza, angústia, alegria, saudades, culpa, ressentimento...e outra gama de sensibilidades que carregamos em nosso interior.

Descobrimos que com a nossa conversão, quando caminhamos "de volta pra casa do Pai", nós nos deparamos em muitas situações não muito "gloriosas", ou "cheias de bençãos". Literalmente, Des-Cobrimos (tiramos a coberta...) de muitos sentimentos hostis que estão aninhados e enraizados na nossa subjetividade. Elas se manifestam de muitas formas, como ressentimento com um familiar, a falta de perdão com o cônjuge, os sentimentos de culpa que minam em nosso espírito e explodem em angústias, insônias e problemas nos ossos. Outrora, não é culpa, mas uma sombra que carregamos, o nosso velho homem, que ressurge avassaladoramente e se manifesta na forma de uma tímida crueldade através de um enrustido preconceito, desejos, que se vermos bem, não são desejos...são perversões.

Outrora, uma armadilha que armamos com o - colega (???) - da empresa...a infidelidade que temos com o cônjuge, com a família e consigo mesmo.

O Evangelho é radical quando vemos que Deus trouxe o Espírito Santo para questionar o nosso espírito. O Consolador e Ajudador é aquele que na regeneração do nosso pensamento (metanóia), faz-nos refletir o que somos - não numa mente culpada e sôfrega, isso é nossa consciência - mas sim, filhos de Deus. Temos consciência de nossos erros, omissões e faltas, porém, Deus não tira de nós a dignidade e nos limpa de todo peso pecaminoso através do sangue derramado na Cruz. Temos a chance de mudar de lado, de arrancar, lançar ao Alto o nosso "karma existencial" e buscar novos horizontes, ao lado Dele. Deus é o único Ser que é capaz de mudar a nossa compulsão íntima pelo pecado. Deus, deseja através do Espírito Santo formar o Filho de Deus em nós e ainda fazer dos nossos corpos, Habitat Dele.

Ainda me questiono porquê Ele não vai habitar na árvore, na roseira...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home